top of page

Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)e o Greenlight Laser

Existem vários equipamentos de laser com diferentes energias sendo usados para o tratamento do aumento benigno prostático e dos sintomas do trato urinário inferior.


Existe duas técnicas diferentes onde o laser pode ser utilizado; enucleação ou a ablação de tecido, sem necessidade de incisões cirúrgicas. Enucleação envolve o uso de laser para dissecar o tecido da próstata, que em seguida, sugado para fora. Na vaporização com greenlight laser, ou laser da luz verde, o laser é acionado na superfície da próstata. O tecido, literalmente vaporizado e desaparece no ar, desobstruindo o fluxo urinário e facilitando a micção.

Nos dias atuais, com a redução do calibre das câmeras que visualizam todo o trato urinário e o uso de laser tornou o greenlight laser um tratamento com menor taxa de complicação como sangramento, tempo de internação e maior preservação da ejaculação.

Essas cirurgias, para tratamento da HPB, dependendo da indicação, podem ser cobertas pelos planos de saúde. O Dr Flávio realiza essas cirurgias tanto no Hospital Baía Sul, em Florianópolis e no Hospital Israelita Albert Einstein em SP.

90 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page