top of page

Currículo Professor Dr. Flávio L Heldwein - MD, PhD

Professor de Urologia da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA e da UNISUL , Florianópolis. *** Médico do Serviço de Urologia do HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN, São Paulo. *** Médico do Serviço de Urologia do HOSPITAL BAIA SUL, Florianópolis.

Experiência Internacional ​ ​Clinical Fellow em Urologia Laparoscópica Avançada e Robótica na UNIVERSITE PARIS 5 - René Descartes, Paris, França. *** ​Professor-visitante do Departamento de Cirurgia Pélvica Robótica na UNIVERSITY COLLEGE LONDON - Londres, Reino Unido.​ *** Treinamento em Estudos Clínicos na UNIVERSITY JOHNS HOPKINS - Estados Unidos. *** ​Coordenador na UFSC Projeto Redcap, parceria internacional com UNIVERSITY VANDERBILT - Estados Unidos.

 

Atuação Profissional


Membro Titular (TiSBU) e membro da COMISSAO DE ENSINO E TREINAMENTO da Sociedade Brasileira de Urologia Membro ativo da EUROPEAN ASSOCIATION OF UROLOGY desde 2004 Membro ativo da CONFEDERACAO LATINO-AMERICANA DE UROLOGIA Membro ativo da SOCIETY OF UROLOGIC ROBOTIC SURGEONS Membro ativo da ENDOUROLOGY SOCIETY Membro ativo da INTERNATIONAL CONTINENCE SOCIETY Membro ativo da AMERICAN UROLOGICAL ASSOCIATION (AUA) Ex-Chefe da UROLOGIA ONCOLOGIA do Departamento de Cirurgia do Cepon (2010-2020) Presidente da Comissão de Trabalhos Científicos do CONGRESSO SUL-BRASILEIRO da Sociedade brasileira de Urologia 2018. CEO e Chairman da UROONCO-SC para auditorias médicas em urologia. Investigador principal (PI) do ESTUDO ATLAS multicêntrico - Janssen (apalutamida em câncer de próstata) (2017-20) ​Sub-investigador do SISPE PROJECT multicêntrico - Cook (enxerto SIS em Dça de Peyronie) (2006-07)


 

Médico Urologista

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC. Médico especialista por 3 programas de residência médica reconhecidos e certificados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), Ministério da Saúde, Conselho Regional de Medicina.​

Cirurgia Geral (RQE 6856)

Cirurgia Vídeo-Laparoscópica (RQE 6857)

Urologia (RQE 6858)

Possui o título de especialista em Cirurgia Geral obtido durante residência no reconhecido Grupo Hospitalar Conceição, Ministério da Saúde, Porto Alegre, RS - Prof Raul Pruinelli.

Concluiu o segundo programa de residência médica com formação em Cirurgia Video-laparoscópica na Santa Casa de Porto Alegre, onde foi certificado especialista em Vídeo-laparoscopia pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas (FFFCMPA atual UFCSPA), Porto Alegre, RS - tutoriado pelo Prof Antônio Nocchi Kalil.

Completou sua formação com a residência médica em Urologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde, Porto Alegre, RS - Prof Carlos Ary Vargas Souto e Prof Cláudio Teloken, onde obteve treinamento especializado em andrologia (enxertos em Peyronie, disfunção eréti, infertilidade masculinal, DAEM) e manejo de câlculos urinários.

Em 2007-2008, durante seus estudos de pós-graduação, cursou fellowship clínico em cirurgia urológica laparoscópica avançada e robótica, certificado pelo renomado Institut Montsouris, Paris, França. Sob a orientação do pioneiro Prof Guy Vallancien (Universitè Paris V, René Descartes, Paris), teve oportunidade de consolidar seus conhecimentos em cirurgia urológica laparoscópica e robótica, participar de estudos e ser autor e co-autor de artigos referentes à urologia oncológica. Neste período, teve treinamento avançado em procedimentos minimamente invasivos complexos no berço da prostatectomia radical laparoscópica (The Montsouris Technique), em cirurgia robótica (sistemas robóticos DaVinci e AESOP) e em endourologia (Greenlight laser) e Ablatherm High-Intensity Focused Ultrasound (HIFU) para câncer de próstata).

Em 2007, em solo Francês, foi o primeiro urologista brasileiro e completar uma prostatectomia radical robótica, utilizando o sistema DaVinci primeira geração.

Em 2011, foi pioneiro em realizar a primeira prostatectomia assistida pelo róbo AESOP na Capital Catarinense.

Tem especial interesse em tratamentos minimamente invasivos para câncer de próstata, bexiga e rim, bem como desenvolve uma linha de pesquisa em qualidade de vida em pacientes urológicos e em biomarcadores.

Possui o título de Doutor em Patologia geral e experimental pela UFCSPA, orientado pelo Prof Dr Antonio A Hartmann (versando sobre câncer de próstata indolente).

Atualmente, trabalha como urologista laparoscópico no Hospital Regional de São José, SC e na clínica Noova. (Cepon - ex-coordenador do departamento de urologia oncológica 2010-2020), Florianópolis, SC (Secretaria Estadual da Saúde) e como professor da Disciplina de Urologia da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e Professor Adjunto II da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).


 

Professor de Urologia

Prof. Dr. Flávio Lobo Heldwein, M.D., Ph.D.

Professor de Urologia da UNISUL

Professor Adjunto II da UFSC

Publicações em Revistas internacionais e nacionais.

Linhas de pesquisa

1. uro-oncologia (tópicos = câncer de rim, bexiga e prótata),

2. qualidade de vida,

3. andrologia (Doença de Peyronie, disfunção erétil, DAEM),

4. cirurgias minimamente invasivas, uso de visão 3D em laparoscopia,

5. urologia geral (hiperplasia prostática benigna e câlculos urinários).

6. ensino e treinamento em medicina

fotografe o Código abaixo para visitar o site:




 

Este blog foi criado pensando em você, para ajudar a esclarecer e informar aspectos relacionados à saúde do homem; desfazer mitos e orientar a todos nós a termos uma atitude correta. Esperamos que seja um espaço para uma discussão amigável onde você possa encontrar dicas úteis para uma vida mais saudável. Vamos abordar as mudanças orgânicas que acontecem com o envelhecimento, na adolescência, aspectos relacionados com a sexualidade, o pênis, a próstata, os hormônios masculinos…

Para a grande maioria dos homens, uma ida ao consultório médico só é necessária quando algo está errado. Além disso, muito raramente essa decisão é de iniciativa do próprio homem. Portanto, familiares, amigos e companheiras… Todos vocês também são encorajados a se informarem e fazerem a diferença para seus amigos, esposos, pais, namorados.

Se a decisão de ir ao médico ou de se informar a respeito da sua saúde não lhe parece ser prioridade neste momento, com a desculpa de que lhe falta tempo ou qualquer outra que seja, na realidade, sinceramente, não importa muito não é mesmo, por uma simples razão… Ninguém deveria se preocupar com sua saúde mais do que você mesmo.



 


1.347 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page