top of page

Cirurgia prostática com GreenLight Laser

Das novas tecnologias para tratamento do aumento prostático (HPB), provavelmente, a opção mais consolidada é o GreenLight Laser. É um procedimento ambulatorial com menor tempo de internação e de complicações (evidência nível 1b). Proporciona um alívio imediato dos sintomas do trato urinário inferior. Devido ao efeito seguro do laser, é um procedimento com sangramento mínimo, se houver. Inclusive pacientes não necessitam interromper suas medicações anticoagulantes. É feito através da introdução da fibra laser até a próstata, com calibre reduzido.

Com sucesso bem documentado, desde a sua primeira geração, o Professor Flávio Heldwein foi o urologista brasileiro a realizar a primeira cirurgia prostática com GreenLight, em outubro de 2007. De lá para cá, quase 1 milhão de pacientes foram tratados em todo o mundo.


A próstata é vaporizada e surgem bolhas (estilo-champagne) resultantes da ótima vaporização e coagulação do Laser, com mínimo sangramento.
 

Dr. Flávio realiza essas cirurgias no Hospital Baía Sul, em Florianópolis e no Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo.

​Após a sua cirurgia prostática com GreenLight Laser:

Por ser este um procedimento ambulatorial, você normalmente vai para casa dentro de algumas horas de tratamento. Você só pode voltar a dirigir após 1 dia.

Peça para um familiar marcar a CONSULTA DE RETORNO para ________ dias.


1. Meias de compressão ajudam a diminuir o inchaço das pernas.


2. É comum apresentar inchaço na região pélvica e pernas. Procure manter as pernas elevadas.


3. Tome os remédios para controlar a dor e inflamação conforme orientado.


4. Tome bastante líquidos (> 2,5 litros de líquidos/dia) e coma alimentos ricos em fibras.


5. Banho diário e mantenha a região bem seca e limpa após o banho.


6. Um acompanhante deve estar presente no momento da alta.


7. Volte a usar as medicações suspensas (AAS, aspirina, anticoagulantes) se não houver sinal de sangramento após retirada da sonda.


8. Evite exercícios físicos cansativos e levantar peso por pelo menos 1 mês.


9. Se um cateter foi colocado em sua bexiga no final do procedimento, ele será removido, em geral em poucas horas. No entanto, pacientes com comprometimento da função da bexiga ou aqueles que necessitam de cateterismo prolongado como resultado de sintomas urinários graves podem necessitar de um cateter por um maior período de tempo.


10. A maioria dos pacientes experimenta um alívio muito rápido dos sintomas e uma melhora dramática no fluxo de urina. Isso geralmente ocorre dentro de 24 horas do procedimento. No entanto, a história médica, o estado de saúde e outros fatores podem influenciar a recuperação do tratamento.


11. Você pode sentir leve desconforto, como queimação leve durante a micção, e pequenas quantidades de sangue na urina por cerca de uma semana. Além disso, dependendo da condição da sua bexiga, você pode experimentar uma maior freqüência e vontade de urinar. Isto irá resolver ao longo do tempo, à medida que a sua bexiga se ajusta à remoção da obstrução na sua uretra.


12. Normalmente, você pode retornar às atividades normais 2 a 3 dias após o procedimento.


13. Você não deve se envolver em atividades sexuais por cerca de 2 semanas após o procedimento.


14. As atividades que podem levar a sangue na urina, como exercícios extenuantes (incluindo levantamento de peso, andar de bicicleta ou correr em uma esteira) e trabalhar com equipamentos vibratórios (sentar em máquinas de cortar grama ou tratores de neve), também devem ser evitadas por pelo menos 2 semanas.


15. Episódios leves de sangue na urina são possíveis 1 a 2 semanas após o procedimento, para os quais medicação anti-inflamatória pode ser prescrita.



458 visualizações
bottom of page