© 2015 Flavio Lobo Heldwein. Criado com Wix.com

SIGA-NOS:

  • LinkedIn App Ícone
  • Twitter App Ícone
  • Facebook Social Icon

A cirurgia do amanhã, hoje. Cirurgia Robótica.

February 11, 2018

 

 

Até o século passado, os decanos da cirurgia ensinavam: "grandes cirurgiões, grandes incisões." Traduzindo que um cirurgião bem treinado poderia realizar cirurgias de grande complexidade, sendo estas, por vezes, a única alternativa de tratamento para aquele paciente.

 

Pois bem, o crescente conhecimento sobre o trauma cirúrgico, que debilitava e complicava a recuperação pós-operatória dos nossos pacientes permitiu um melhor entendimento que para um paciente ter melhores resultados, os cirurgiões gerais, ginecologistas, urologistas deveriam tentar minimizar as sequelas pós-operatórias.

 

Na urologia, há mais de 5 décadas, os urologistas iniciaram a endo-urologia, acessando, diagnosticando e tratando os problemas urinários por via endoscópica. O passo seguinte foi a consolidação da vídeo-laparoscopia.

 

Hoje, a cirurgia robótica é uma realidade, inclusive no nosso país.

 

A primeira cirurgia robótica intercontinental foi realizada há mais de 15 anos (Dr Michel Gagner (Nova Iorque) operou um paciente em solo francês.

 

Durante sua pós-graduação em cirugia minimamente invasiva e robótica, em Paris-França, o Dr Flávio L Heldwein iniciou sua experiência com cirurgia robótica naqueles que seriam a 1a geração de robós cirúrgicos: AESOP e Da Vinci.

 Foto: Fevereiro de 2008. Primeira Prostatectomia radical robótica por urologista brasileiro.

 

 

 

 

Em Fevereiro de 2008, o Dr Flávio foi o urologista brasileiro pioneiro, realizando a primeiro prostatectomia radical robótica. Em Abril de 2008, em São Paulo, a equipe do Dr Miguel Srougi (USP) realizou a primeiro prostatectomia radical robótica em solo basileiro.

 

Em 2018, outros 2 sistemas de robós tem recebido aprovação para uso em cirurgias.

O Brasil, já conta com mais de 30 unidades de robós DaVinci de diferentes gerações.

Desde 2016, o Dr Flávio L Heldwein, certificado em cirurgia robótica pelo Institut Montsouris, oferece a cirurgia robótica com sua equipe nos Hospitais:

  • Hospital São Luiz (Rede D'Or)

 

  • Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE)

Ambos no Bairro Morumbi da capital paulista (São Paulo - SP). 

 

 

Realizando:

  • Prostatectomias Radicais

  • Cistectomias Radicais

  • Nefrectomais radicais

  • Nefrectomias parciais

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Featured Posts

TERAPIA DE REPOSIÇÃO DE TESTOSTERONA (TRT)

November 16, 2015

1/2
Please reload

Recent Posts

December 29, 2017