top of page

Câncer de próstata no homem acima dos 70 anos? A idade importa?


O câncer de próstata é o câncer masculino mais freqüente. É associado ao envelhecimento masculino. A média do diagnóstico é aos 65 anos.

Muitos destes homens devem ser avaliados pelo o urologista e pelo geriatra também, devido as possíveis doenças associadas que podem fragilizar a saúde destes indivíduos.

Em 2014, a Sociedade Internacional de Oncologia Geriátrica (SIOG) publicou suas recomendações para homens com mais de 70 anos.

As recomendações foram baseadas por uma análise rigorosa das evidências científicas atuais.

CONCLUSÃO: Os homens com mais de 70 anos DEVEM SER TRATADOS conforme seu estado de saúde geral e NÃO DE ACORDO COM A IDADE. Isto é, se um homem de 74 anos é saudável, ativo, se cuida, devemos individualizar um tratamento e/ou acompanhamento específico e diferente de um outro homem COM múltiplas doenças. Da mesma forma que os homens mais jovens, com base em recomendações internacionais.

Deve-se utilizar uma escala Escala de Avaliação de Doenças Graves – Classificação Geriátrica, independência e estado nutricional.

Uma melhor compreensão do papel da vigilância activa para doenças menos agressivas contribui também para a individualização dos cuidados. Portanto, muitos dos homens com câncer de próstata são idosos. No fisicamente apto, o tratamento deve ser o mesmo que em pacientes mais jovens. No entanto, alguns idosos pacientes com câncer de próstata são frágeis e têm outros problemas médicos. O tratamento no doente individual deve basear-se no estado de saúde e na preferência do paciente e do seu médico.

Fonte: Management of Prostate Cancer in Elderly Patients: Recommendations of a Task Force of the International Society of Geriatric Oncology. European Urology, 2017.

2.381 visualizações
bottom of page