top of page

Novos tratamentos para aumento prostático e sintomas

Os sintomas do trato urinário inferior são comuns em homens e mulheres. Nos homens, geralmente, após os 45 anos, estes sintomas são mais prevalentes e trazem incômodo para muitos homens e suas famílias. Como já foi esclarecido neste Blog, a culpa destes sintomas, nem sempre é a próstata e seu crescimento benigno, a chamada Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). Nem sempre a culpada é a próstata, porque a bexiga também envelhece e sofre com o esforço extra que faz.

Novos tratamentos medicamentosos e cirúrgicos estão sendo estudados e estão apresentando bons resultados a curto-prazo.

Agora, precisamos esperar os resultados a longo-prazo para modificar os tratamentos já consolidados. Por exemplo, um receio que tínhamos era associar uma medicação que age facilitando a micção e uma outra que age “acalmando” a bexiga. Esse receio era baseado em 2 motivos, primeiro não havia estudos concluindo que a associação era benéfica e segundo porque a medicação que age na bexiga poderia diminuir ainda mais a força da bexiga e ter um efeito reverso, isto é, ao invés de ajudar poderia atrapalhar ainda mais e trazer complicações para estes pacientes. Agora sabemos que a associação é benéfica.

Outra medicação que teve sua eficácia comprovada foi o uso diário de remédio, geralmente, utilizado para melhorar a potência sexual. Pacientes referiram alívio dos sintomas urinários com o uso deste remédio.

Quanto as novidades dos procedimentos cirúrgicos, o LIFT da uretra prostática apresentou bom alívio nestes sintomas. Este procedimento é menos invasivo que o tratamento padrão para o crescimento prostático obstrutivo (a RTU de próstata). Também o greenlight laser apresenta resultados similares a RTU de próstata e pode ser uma opção, com menos complicações. Relembrando: a HPB é comum na maioria dos homens depois dos 45 anos e sua simples constatação em um exame não indica tratamento. Portanto, este homem só precisa ser tratado se apresentar sintomas, como levantar 2 ou mais vezes a noite, micções frequentes de menos de 2/2 horas, jato urinário enfraquecendo, urgência miccional…

759 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page